quinta-feira, 16 de maio de 2013

Nintendo bloqueia o lucro de canais do Youtube com vídeos dos seus jogo


A Nintendo está vai impedir que os utilizadores do Youtube que fazem vídeos do tipo "gamePlay" ganhem dinheiro, utilizando uma funcionalidade do Youtube que permite identificar os seus conteúdos.
Ao identificar um dos seus jogos ou conteúdos num vídeo, a Nintendo pode monetizar com a publicidade incluída nos vídeos ou até bloqueá-los em determinados países, conforme explicado pelo GameFront, que se apercebeu da situação e das queixas de vários utilizadores.

O "Content ID Match", o nome desta funcionalidade, é diferente dos direitos de autor e permite que os vídeos continuem disponíveis, além de que só é aplicável a vídeos que excedam uma determinada duração.
Para quem grava e publica estes vídeos é uma situação problemática. Existem utilizadores que ganham dinheiro com o Youtube, e com a Nintendo impossibilitando que ganhem dinheiro com vídeos dos seus jogos, muitos já afirmaram que vão deixar de gravar vídeos de jogos Nintendo.
Os utilizadores afetados argumentam que só porque a Nintendo é proprietária do jogo que estão jogando, não significa que seja proprietária do vídeo, que inclui os comentários do jogador e a sua forma de jogar.
Nós da Caixa de Jogos apoiamos a Nintendo, o conteúdo do jogos é exclusivo dela, quem achar que merece ganhar por seus comentários, existem podcasts para isso. Além do mais, os youtubers famosos que aderirem a opção de cobrar de seus assinantes devem ser boicotados, no minimo o que deve haver é um respeito da parte deles para os seus seguidores que sempre o acompanharam antes desse novo sistema de cobrança do Youtube.

0 comentários:

Postar um comentário